NEUROLOGIA

A neurologia veterinária é uma área que engloba as avaliações e tratamentos de problemas que envolvem todo o sistema nervoso central, que é composto por medula espinhal, cérebro, cerebelo, sistema nervoso periférico (nervos, fibras motoras e sensitivas) e tronco encefálico. Além disso, também trata de alterações como a hérnia de disco e epilepsia em pequenos animais, por exemplo. 

De modo geral, o sistema nervoso de cães e gatos é complexo e delicado. No entanto, uma parte significativa das doenças e problemas nesses animais podem ser tratadas e melhoradas de maneira significativa. Principalmente quando do diagnóstico é feito de maneira precoce. Já que, com isso, o tratamento pode ser iniciado imediatamente.  

No entanto, as disfunções neurológicas também podem ser responsáveis por provocar sequelas permanentes nos animais que não tiverem o atendimento adequado de maneira rápida, felizmente, a área já conta com tecnologia avançada para o diagnóstico com exames de imagens cujos resultados são cada vez mais claros.