ONCOLOGIA

O Câncer é uma triste realidade, que atinge também os nossos animais de estimação, esta doença em muitos casos pode ser severa e cruel. No entanto, nos últimos anos a medicina veterinária vem apresentando avanços importantes no tratamento de tumores, com protocolos e medicamentos cada vez mais efetivos para o combate a esta doença. 

Os tutores devem ficar atentos a qualquer anormalidade, como presença de nódulos, feridas que não cicatrizam, sangramentos, odores estranhos, dificuldades para urinar ou evacuar, tosses/espirros sem causas aparentes, emagrecimento, perda de apetite, etc. Esses sintomas são comuns a várias doenças, inclusive ao câncer. 

O diagnóstico varia de acordo com as suspeitas e com o tipo do tumor. De um modo geral, envolve exames físicos, exames laboratoriais exames de imagem exames histopatológicos, imunoistoquímicos e moleculares normalmente são necessários para conclusão do diagnóstico.  A partir do diagnóstico, é possível identificar o tipo de câncer e, então, definir o melhor tratamento para o animal, nenhum tratamento é igual ao outro, pois os tumores variam entre si e também entre os pacientes, de acordo com o estágio da doença e sua manifestação. 

AnyConv.com__serviços_0018_001.webp