ORTOPEDIA

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias como luxações, fraturas e também patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos animais de estimação, tem como objetivo oferecer melhor tratamento aos pacientes e proporcionar a eles alívio de dores e mais qualidade de vida. 

A ortopedia veterinária envolve a realização de exames e técnicas que vão identificar a lesão e o grau em que se encontra. Assim, o médico veterinário irá optar pelo método mais adequado para estabilizar os ossos fraturados ou reposicionar articulações que sofreram alguma lesão. 

 

Além da dificuldade de locomoção, há uma série de sinais típicos que podem ser notados nos animais com alguma doença ortopédica, entre eles podemos destacar perda de apetite, dor ao se mover, relutância para levantar ou deitar, dificuldade para urinar e/ou defecar, evitar apoiar ou usar um membro específico ao se mexer, morder ou lamber excessivamente alguma parte do corpo, não se mexer ou passar muito tempo em uma mesma posição. Ao notar algum desses sintomas o médico veterinário deverá ser consultado o mais rápido possível.