OZONIOTERAPIA

A Ozonioterapia é uma terapêutica não farmacológica, age estimulando o organismo por um choque terapêutico, capaz de restaurar a homeostase, através de stress oxidativo agudo transitório. A dose terapêutica deve ser calculada de acordo com uma dose judiciosa, que é capaz de extrair diversas respostas biológicas e possivelmente pode reverter um stress oxidativo crônico devido ao envelhecimento, infecções crônicas, diabetes, arterosclerose, processos degenerativos e câncer. 

Concentrações muito baixas são praticamente inúteis e concentrações muito altas podem causar um efeito negativo (fadiga) então elas devem estar no limiar para causar um stress oxidativo agudo, absolutamente transitório, capaz de engatilhar efeitos biológicos, porém sem toxicidade. 

O ozônio possui efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, pois inibe a síntese de prostaglandinas pró-inflamatórias, liberação de bradicininas e compostos algogênicos, o ozônio também aumenta a liberação de antagonistas para citocinas pró-inflamatórias, que auxiliam na recuperação do paciente.